29 julho 2004
Dean Kamen, um autêntico prof. Pardal!
Kamen tem uma lista respeitável de criações. Nesse rol estão o primeiro aparelho portátil para hemodiálise, uma cadeira de rodas com as funções de um robot e que sobe escadas, e vários stents, espécie de mola de aço inoxidável implantada na artéria para impedir a obstrução dos vasos sanguíneos.
O seu invento mais mediático é o Segway. O segredo está na sua concepção tecnológica. Para começar, a "trotinete" é operada por circuitos electrónicos e sensores que enviam comandos aos motores. No guiador ficam os controlos de direcção: basta girá-los para curvar. O toque de genialidade está na base onde se apoiam os pés. No chassis ficam os sensores de inclinação e os cinco giroscópios que comandam a traquitana. Para evitar deslizes, cada giroscópio é posicionado num ângulo distinto. Os computadores de bordo comparam os dados de cada um deles para determinar a posição do condutor e eliminar eventuais falhas. Os sensores funcionam como o ouvido interno, que dá o sentido de equilíbrio ao organismo humano.
"No fundo, as grandes invenções da humanidade são sempre simples e intuitivas", explica Kamen. Por isso, a sua trotinete aboliu qualquer tipo sistema de travagem ou aceleração. "O Segway é movido à base do pensamento", diz o inventor, com um sorriso entre os lábios. Os sistemas electromecânicos do Segway detectam qualquer inclinação do corpo e respondem na forma de movimento.
Além de um incrível fenómeno de marketing, o transportador humano de Kamen tinha o mérito de ser quase à prova de quedas. Mas nem o próprio Dean Kamen esperava por uma inversão dramática na promoção do seu invento até assistir a um tombo memorável protagonizado por George W. Bush. A cena foi patética. O Presidente caíu!! Eu não!
Estive a andar hoje e posso-vos garantir que é uma loucura!!Dean, és o maior!!!
posted by Dimitri Apalpamos @ 3:52 da tarde,