<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5923387?origin\x3dhttp://ozarolho.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

O Zarolho

29 julho 2004

Dean Kamen, um autêntico prof. Pardal!













 
Kamen tem uma lista respeitável de criações. Nesse rol estão o primeiro aparelho portátil para hemodiálise, uma cadeira de rodas com as funções de um robot e que sobe escadas, e vários stents, espécie de mola de aço inoxidável implantada na artéria para impedir a obstrução dos vasos sanguíneos.

O seu invento mais mediático é o Segway. O segredo está na sua concepção tecnológica. Para começar, a "trotinete" é operada por circuitos electrónicos e sensores que enviam comandos aos motores. No guiador ficam os controlos de direcção: basta girá-los para curvar. O toque de genialidade está na base onde se apoiam os pés. No chassis ficam os sensores de inclinação e os cinco giroscópios que comandam a traquitana. Para evitar deslizes, cada giroscópio é posicionado num ângulo distinto. Os computadores de bordo comparam os dados de cada um deles para determinar a posição do condutor e eliminar eventuais falhas. Os sensores funcionam como o ouvido interno, que dá o sentido de equilíbrio ao organismo humano.

"No fundo, as grandes invenções da humanidade são sempre simples e intuitivas", explica Kamen. Por isso, a sua trotinete aboliu qualquer tipo sistema de travagem ou aceleração. "O Segway é movido à base do pensamento", diz o inventor, com um sorriso entre os lábios. Os sistemas electromecânicos do Segway detectam qualquer inclinação do corpo e respondem na forma de movimento.

Além de um incrível fenómeno de marketing, o transportador humano de Kamen tinha o mérito de ser quase à prova de quedas. Mas nem o próprio Dean Kamen esperava por uma inversão dramática na promoção do seu invento até assistir a um tombo memorável protagonizado por George W. Bush. A cena foi patética. O Presidente caíu!! Eu não!
 
Estive a andar hoje e posso-vos garantir que é uma loucura!!Dean, és o maior!!!





posted by Dimitri Apalpamos @ 3:52 da tarde,




<< Home