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O Zarolho

16 julho 2004

Não consegui resistir à transcrição:

O ABRUPTO FEITO PELOS SEUS LEITORES: OS JORNALISTAS SÃO AS FONTES

"Os jornalistas são as fontes. A figura do jornalista enquanto espectador da realidade e seu reporter objectivo não existe mais (engraçado como o termo reporter vai caindo no esquecimento). Penso mesmo que nunca existiu, mas a falta de vergonha em admiti-lo é hoje cada vez maior.Tal como os costureiros se converteram em criadores de moda, também os jornalistas se converteram em criadores de notícias. A noção de verdade é intrinseca à mensagem e não resultante de um qualquer critério exteriormente verificável, ou como poderia Descartes dizer "Eu escrevo logo existe".Daí eu achar que os jornalistas se classificam hoje no grupo de profissões do Marketing, onde incluo os Relações Públicas, os Criativos de Publicidade, os Organizadores de Eventos e por aí fora. Um jornalista é cada vez mais um profissional que alguém tem à mão, pago para criar a realidade que se quer transmitir, dentro da máxima do marketing que consiste em oferecer o produto certo ao público alvo certo tendo em vista a satisfação de uma determinada necessidade (aqui sou mais mauzinho que os teóricos do marketing afirmando que as necessidades são mútuas, tanto de quem vende como de quem compra).Penso que nada disto é novo. O que é grave é a falta de preparação dos públicos alvo para as técnicas de marketing que lhes são aplicadas. Para os carros, aparelhagens e televisores existe o conceito de defesa do consumidor. Mas tudo quanto seja defender o consumidor de notícias, é, até ver, censura.Por mim, há muito que deixei de ler jornais e ver telejornais como um relato daquilo que se passou durante o dia. Hoje sento-me frente ao televisor e tento perceber quem é que está a tentar vender o quê a quem."

(Mário Almeida)

posted by Dimitri Apalpamos @ 2:18 da manhã,




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