<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5923387\x26blogName\x3dO+Zarolho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ozarolho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ozarolho.blogspot.com/\x26vt\x3d-5507826134421506364', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Zarolho

13 fevereiro 2006

Jogos Olímpicos de Inverno.

Para quem ainda não se apercebeu, está a acontecer um evento desportivo em Turim, na Itália. Bem,estão a realizar-se dois. Os Jogos Olímpicos de Inverno e a maratona a que propôs o Berlusconi de aguentar até ás eleições sem fazer o seu desporto favorito. Eu sei que para a maioria dos Portugueses isso não interessa nada, mas sei que para outros muito menos ainda. Por isso decidi abordar este tema. Ainda para mais um tema que nos é tão querido, agora que pertencemos a um grupo restrito de países que neva em todo o território. Já temos atleta e tudo!

Vocês sabiam que somos representados por um atleta na modalidade de Esqui de fundo? Não é o Eng. Sócrates porque esse se lesionou nos treinos. O nome Danny Silva diz-vos alguma coisa? Enganam-se os que pensaram que era o cantor. É um fundista que segue a tradição dos atletas olímpicos masculinos mais famosos em Portugal como Carlos Lopes e Rosa Mota.

Vou-vos então explicar um pouco o que são os Jogos Olímpicos de Inverno.

Os Jogos são um evento onde se juntam atletas de todo o Mundo excepto de países em África, América do Sul, América Central, Austrália e grande parte da Ásia. Não por não nevar nestes sítios, mas porque nem todas as pessoas se sentem à vontade a usar fatos de licra com lantejoulas. Existem culturas diferentes. Se repararem nesses países, filmes como o Segredo de Brokeback Mountain, não têm tanto sucesso...

Das modalidades todas há uma em particular que acho particularmente árdua – patinagem artística. É um desporto altamente competitivo, exigente fisicamente, onde os participantes que vestidos como reclames luminosos fazem manobras muito difíceis no gelo, carregados com maquilhagem suficiente para estucar um apartamento.

Há uma outra modalidade que acho engraçada – O bobsleigh, aquele desporto com um tobogan, capacetes e ninguém à frente. È engraçada porque há uma equipa jamaicana. Só por isso. Porque nós em Portugal fazemos isso de um modo mais radical, mas no escorregas do Algarve no Verão. Dispensamos o trenó e o capacete, basta-nos uma bóia, uns calçonitos e é o sai da frente senão atropelo-te. Há num dia mais acidentes no Big One do que em todos os dias dos Jogos Olímpicos.

O Curling é aquele desporto altamente emotivo... mas para donas de casa. Aquilo é limpar, limpar, limpar... Não percebo porque é que nós Portugueses, com toda a experiência adquirida na Suiça e Luxemburgo não arranjamos umas emigrantes super-atletas.

Existem outros desportos que são muito entusiasmantes como o Hóquei no gelo, onde vale andar à porrada a meio do jogo, indo de encontro ao verdadeiro espírito desportivo.
O combinado Nórdico é aquele desporto que tem raízes que se percebem. Um homem anda de esquis pela montanha e leva uma arma às costas para matar uns alvos. Pura sobrevivência no mato.
Depois há os saltos. É coisa que nunca percebi como nasceu, mas deve ter a ver com as elevadas taxas de suicídio dos nórdicos...

Acho que podia haver desportos que tivessem mais a ver com a realidade portuguesa, como por exemplo, corridas de sacos de plástico, concursos de bonecos de neve ordinários, jogos de sueca no gelo e arremesso de bolas de neve.
E com a neve toda que temos em Portugal Continental, Litoral e arredores e com a capacidade que temos para realizar eventos, porque não organizar os próximos Jogos Olímpicos de Inverno? Até já estou a imaginar a Rosa Mota a esticar-se toda para acender a tocha Olímpica...

posted by Dimitri Apalpamos @ 4:36 da tarde,




<< Home