<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5923387\x26blogName\x3dO+Zarolho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://ozarolho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://ozarolho.blogspot.com/\x26vt\x3d-5507826134421506364', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

O Zarolho

15 julho 2005

Viva a Greve!

Como é que serão as reuniões dos sindicatos? Eu imagino-as assim deste modo:

O cenário

Apesar de terem uma sede onde se reunir, preferem a clandestinidade da sala de condomínios numa cave húmida de um edifício na Almirante Reis.
Dez da noite. Entra um senhor baixote, de bigode, com uma camisa aos quadrados aberta até meio do peito, tão esticada pela pança que se vê a barriga por entre os botões. Segura com uma mão uma pasta de cabedal enquanto a outra endireita os óculos de massa com um padrão tartaruga. São só 4 pessoas mas o momento é solene e há que respeitar a chegada de todos.
Antigamente as reuniões tinham centenas de pessoas. Uns já se reformaram da vida de luta pelos direitos dos trabalhadores. Outros apenas ficaram em casa a ver o Benfica.
A mesa é pequena para todo o material trazido do armazém da repartição de finanças. Cada um dos presentes tem à frente o equipamento necessário para uma reunião secreta: Um agrafador, um bloco de post-its, uma régua de 15 cm e um afiador de mesa.

E começa a reunião:

- O Carlos? Não vem?
- O gajo meteu baixa...
- Ah bom! Bem, quem faltar que meta o dedo no ar, hehehehe...

(pausa para risota geral e para o orador colocar a voz)

- Meus amigos, vem aí um momento alto na reinvidicação dos direitos dos trabalhadores!
Liguei agora para o nosso camarada do Instituto de Meteorologia e o gajo garante-me que neste fim de semana não vai chover!"

(outro momento de pausa no discurso forçado por uma vigorosa salva de palmas)

- Tenho ainda que vos dizer que já comecei a preparar a próxima greve! Acho inadmissível o Estado andar de mão dada com o patronato para prejudicar o proletariado. Unidos, conseguiremos ter um Verão de São Martinho com dignidade. Em princípio o tempo aguenta-se e sendo assim temos greve no dia 30 de Outubro! Serão 4 dias , meus senhores, 4 dias.....

(Mais um momento de pausa para palmas e entoação de uma música de Zeca Afonso)

- Quero que saibam que Dezembro será memorável! Já olharam para o Calendário? A história será reescrita! Não toleraremos que o Natal e Ano Novo calhem a um fim de semana! A luta não pára e iremos reinvidicar a alteração destas festividades para o ínicio do mês de Dezembro onde teremos duas pontes seguid....

Antes de acabar, a confusão é geral e os três sindicalistas levantam-se, ao rubro, e gritam bravo, bravo, bis, bis...

posted by Dimitri Apalpamos @ 11:08 da manhã,




<< Home